GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Sismo(s) em Portugal III

E a falha continua a mexer-se...
Depois do sismo de 09.01.2006, pelas 16.40, que, pelo site do IM, teve magnitude de 5,1 (5,4 segundo o USGS e 5,8 na versão IGN-Espanha...) houve um sismo, às 01.09 de 10.01.2006, de magnitude de 5,0 (na óptica do IM, mas com valor de 5,7 segundo o IGN-Espanha e 5,6 segundo o USGS).
Em seguida, ainda dia 10 de Janeiro, houve um sismo no Golfo de Cadiz, com magnitude de 3,8 segundo o IM, no Golfo de Cadiz, mas que o IGN-Espanha refere como sendo a Sul de Faro (e com valor de 3,7...). Já o USGS acha que o sismo teve magnitude de 4,5 e tem direito a estar no mapa mundi dos Sismos.
Estes três sismos (e algumas réplicas) são visíveis no sismograma feito pela Estação de Manteigas - Portugal, que aqui apresentamos.

Depois disso têm continuado a ocorrer diversos sismos no Banco Josephine (v. g. 10.33 e 11.59 horas de 11.01.2006, segundo o IGN-Espanha, com valores de 3,8 e 4,3 de magnitude) e provavelmente a pequena crise sísmica irá continuar.

Mas, já agora, até por causa de um comentário a um post anterior, umas perguntinhas:
1. Porquê valores tão díspares para as magnitudes dos sismos?
2. Porque é que o IM não pôs no site, desta vez, nenhum comunicado?
3. Porque é que o IGN-Espanha fala, para o mesmo sismo, de Sul de Faro e o IM-Portugal de Golfo de Cadiz?