GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Acção de Astronomia em Leiria

Mais uma vez, através do Centro de Formação de Leiria, o meu marido (Fernando Martins) vai disponibilizar uma Acção de Formação destinada a docentes de Biologia e Geologia (e, desta vez, também para Físico-Química e, de outros grupos, para quem goste de olhar o Céu...). A acção intitula-se Introdução ao Ensino Experimental de Astronomia nos Ensinos Básico e Secundário e irá decorrer, em Leiria, entre Março e Dezembro de 2006, em 35 horas.

Os assuntos a tratar serão os seguintes:

1. Aspectos teóricos (Introdução: História da Astronomia, Coordenadas Celestes e Movimentos aparentes e reais dos Planetas; Movimentos da Terra, da Lua e Eclipses; Noções de Astrofísica; O Sol e Sistema Solar; Estrelas e Galáxias; Origem e evolução do Universo; Astronomia e sua ligação com outras áreas científicas)

2. Astronomia e Orientação (Introdução ao uso de objectos celestes para orientação)

3. Criação, planificação e utilização de modelos astronómicos e outros materiais (Modelos Sol/Terra/Lua; Modelos do Sistema Solar e Modelos Galácticos; Criação de Relógios de Sol, Analemas, Projectores do Sol e Mapas/Cartas Celestes)

4. Observações astronómicas (Introdução à prática da observação astronómica e iniciação à astrofotografia; Material usado em observações astronómicas; Observações astronómicas diurnas; Observação de eclipses do Sol; Observação e características do Céu de Inverno; Observação e características do Céu de Verão)

5. Astronomia e Visitas de Estudo (Roteiros e Objectivos de Visitas de Estudo relacionadas com a Astronomia; Eventos, Observatórios, Planetários, Centros Ciência Viva e Museus visitáveis em Portugal e no Mundo; Visita de Estudo)

6. Astronomia e Informática (Programas informáticos com interesse para o Ensino; Internet e Astronomia)

Eu, na minha qualidade de possível formanda, disponibilizo o formulário da Acção de Formação (com uma Bibliografia em português bastante completa) aqui...
LINK