GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

segunda-feira, outubro 16, 2006

Do fim-de-semana...

Para memória futura, aqui fica o relato oficial dos eventos do fim-de-semana no PNSAC.

1. O atraso inicial deveu-se a dificuldades organizacionais, nomeadamento o facto de haver sempre umas coisas que esquecem (tipo o vinho...) e de a Adelaide precisar de tomar um duche antes de partir, bem como do facto de o João Garcia (filho) ter uma aula de natação que demorou um pouco mais do que o previsto.

2. As salinas de Rio Maior, mesmo sem as Pirâmides de Sal a embelezar o local, dado estarmos em Outubro e já ter havido chuva anterior, continuam fantásticas. Gostei daquela parte da malta que bebeu mesmo a água salgada...!

3. As Casas Abrigo de Vale de Ventos, que o PNSAC aluga a preços razoáveis, são fantásticas. Desta vez faltou-lhes, talvez, um melhor arejamento, antes da nossa chegada, mas é um pequeno pormenor... As suas lareiras e lenha, os quartos, as cozinhas, as salas, o alpendres, as casas de banho, a água (proveniente da cisterna e que dá para tomar banho quente) e o local, tudo vale a pena. Poderiam ter, talvez, umas mesas e barbecues ao ar livre... Para quem perguntou como se podem alugar, convém dizer que basta irem à Ecoteca de Porto de Mós (no Jardim, junto ao Rio Lena, no centro da Vila) ou ligar para o seu número de telefone (244 491 904) ou fax (244 403 555).

4. No Arrimal toda a malta conseguiu ver o Caracol da Serra da Lua, apreciou as Lagoas (Grande e Pequena) do Arrimal e o Parque de Campismo (junto à Lagoa Pequena).

5. O troço Arrimal - Bezerra - Serro Ventoso, apesar do incêndio e da terra batida, é fantástico.

6. Na Ecoteca de Porto de Mós (no Jardim, junto ao Rio Lena, no centro da Vila, contactável através de telefone - 244 491 904 - ou fax - 244 403 555) são muito simpáticos e prestáveis.

7. Talvez devessemos ter começado o Percurso Pedestre da Fórnea um pouco mais cedo ou ter levado os carros até muito do caminho. Depois o facto de todos terem chegado à entrada da Cova da Velha e de muitos terem aderido, entusiasticamente, à proposta de Espeleologia (com banho incluído...) foi extraordinário...!

8. A quando da chegada, para jantar, às Casas Abrigo, houve um lapso na descoberta do caminho correcto que se deveu ao adiantado da hora. A Organização pede desculpas por tal facto...

9. O Jantar, que contou com a presença do Luís Costa, Palmira e João Costa, reuniu 9 dos participante (que foram 55...) da Acção de Formação com ida aos Açores. Esta refeição (tal como a anterior e o pic-nic final...) foram excelentes - parabéns a quem escolheu os ingredientes, seleccionou os vinhos, vigiou os grelhados, trouxe a Jeropiga e as castanhas...!

10. Embora poucos saibam, dado o adiantado da hora e o cansaço, houve mesmo observação astronómica - pudemos conversar sobre o Céu, ver Constelações, discutir a idade, cores e morte das estrelas, relacionar a mitologia com a nomenclatura do céu, bem como observar a Nebulosa de Órion...

11. Os chá que a Isabel e Rosa fizeram, com as plantas recolhidas in situ, era excelente! A observação da recolha de plantas medicinais e aromáticas faz-nos pensar que, da próxima, poderemos visitar o Centro de Interpretação da Flora, no Bairro, próximo do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire...

12. O café-restaurante de Casal de Vale de Ventos é engraçado e merecerá atenção, para a realização de refeição, na próxima visita... O caminho Casal de Vale de Ventos, Casais Monizes - Alcobertas é fantástico - melhor só a Anta-Capela das Alcobertas...

13. O Percurso Pedestre dos Olhos de Água do Alviela correu muito bem e os medronhos que comemos eram deliciosos - quase tão bons como a refeição partilhada das sobras das refeições do dia anterior (que boa ideia teve a prima Mimi...!). Da próxima, de certeza que o Carsoscópio já vai estar em funcionamento - ou não...?!?

14. Está decidido, para a próxima levamos a Maria João e os meus pais...! Como falta visitar muita coisa no PNSAC, aceitam-se sugestões de datas, actividades e locais.



PS - Obrigado a todos por terem tornado memorável este fim-de-semana... Agora, nos próximos posts irei colocar a minha reportagem fotográfica do evento. E, não se esqueçam, mandem as vosssas fotos (as publicáveis...) para o meu e-mail que come tudo - fernando.oliveira.martins(arroba)gmail.com