GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sexta-feira, agosto 17, 2007

Astrofesta 2007

Constância inaugura primeiro observatório solar da Península Ibérica dedicado ao ensino
13.08.2007 - 16h49 Marta Ferreira dos Reis

A vila de Constância vai ter o primeiro observatório solar da Península Ibérica, dedicado ao ensino e à divulgação. A inauguração é já este fim-de-semana, e é um dos pontos altos do programa da Astrofesta 2007, uma iniciativa do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, este ano em parceria com o Centro de Ciência Viva (CCV) de Constância.

Um laboratório equipado com um espelho no exterior para a captação diária de luz solar é o novo espaço do Centro de Ciência Viva de Constância — o único do país dedicado à astronomia. Para além de uma componente pedagógica, o objectivo é aumentar o volume dos registos sobre a actividade do Sol, que poderão vir a ser utilizados em investigações científicas.

"Não vamos viver tempo suficiente para perceber se o Sol muda muito, mas podemos perceber se os estudos que estão a ser feitos sobre o seu funcionamento estão ou não correctos e perceber se esse funcionamento se relaciona com os ciclos climáticos da terra", disse ao PUBLICO.PT Máximo Ferreira, director do Centro de Ciência Viva de Constância.

O laboratório de heliofísica vai estar aberto ao público a partir de sábado, com visitas especiais para escolas. Vai ser possível mexer em alguns dos equipamentos (como prismas e lentes) — experiências para conhecer melhor a actividade do Sol e a sua composição.

Segundo Máximo Ferreira, em termos pedagógicos o projecto destina-se aos alunos a partir do 3º ciclo do ensino básico — quando começa a disciplina de Físico-Química —, mas pode vir a ser utilizado para os primeiros anos dos cursos científicos, nomeadamente da área da Física.

"Os alunos vão poder ver, por exemplo, imagens das manchas solares e perceber como elas se alteram. Ligamos a astronomia à física e à matemática, falamos de elementos químicos. O que fazemos é a aplicação prática daquilo que é aprendido na escola", disse o responsável.

No Ano Internacional da Heliofísica e com um observatório solar para inaugurar, o Centro de Ciência Viva de Constância era o melhor local para a realização da Astrofesta 2007, o evento que todos os anos aproxima astrónomos, amadores e profissionais, da população.

"Os especialistas trazem os seus equipamentos, os telescópios e metem-nos à disposição do público, vêm com o intuito de explicar as coisas de forma simples", disse Máximo Ferreira.

No programa estão palestras, sessões de planetário, observações astronómicas e solares, que fazem adivinhar um fim-de-semana cheio de ciência, para um público que o director do CCV de Constância diz muito diversificado. "Vão ser actividades para pessoas que tenham pelo menos um bocadinho de curiosidade".

A Astrofesta 2007 decorre de 17 a 19 de Agosto no Alto de Santa Bárbara, em Constância.

in Público - ver notícia