Esforços prévios de divulgação da Mina da Guimarota
Dada a importância da Mina da Guimarota, já há muito que se tem falado dela em muitos locais, pelo que seria importante agora falar de dois momentos em que isso aconteceu na nossa cidade e as pessoas se aperceberam do potencial da mesma.
1. Reunião para formar um Grupo de Trabalho para a criação de um Centro Ciência Viva em Leiria (20.01.1998)
Sendo eu, nessa altura, dirigente da ANOA (Associação Nacional de Observação Astronómica), tínhamos nessa altura um Projecto de criação de um Centro Ciência Viva em Leiria, tendo como tema o conceito de Tempo, que serviria para as diversas ciências que nela teriam presença (Biologia, Astronomia, Físico-Química, Arqueologia e Geologia, entrando aí a Mina da Guimarota e seu espólio). Contactada a Unidade Ciência Viva, essa sugeriu-nos que falássemos com a Câmara Municipal de Leiria, que mostrou disponibilidade para conversar (e se ficou, apenas, por essa disponibilidade...). Como o objectivo era criar um Centro Ciência Viva em Leiria (que, quase 10 anos depois, ainda não existe) decidiu-se fazer, na Escola D. Dinis, uma Reunião para mostrar o Projecto da ANOA para para o futuro Centro e criar um grupo de trabalho que fizesse pressão sobre a CML, caso os representantes das Instituições presentes concordassem. Estiveram presentes ou representados:
- ANOA - Associação Nacional de Observação Astronómica
- CEI Escola Sec. Afonso Lopes Vieira
- CEI Escola Sec. Domingos Sequeira
- CEI Escola Sec. Francisco Rodrigues Lobo
- CEI Escola Correia Mateus
- CEI Escola D. Dinis
- CEI Escola Maceira
- C. M. L. - Pelouro da Educação
- Centro de Formação de Leiria
- Colégio Dinis de Melo
- Coordenação do Projecto CV III “Rede de Escolas de Leiria”
- E. S. E. Leiria
- ISLA Leiria
- NERLEI
- OIKOS Leiria
- Ordem dos Biólogos (Comissão Instaladora da Região Centro)
- Quercus Ourem
- Universidade Católica Leiria
2. Palestra do Doutor Galopim de Carvalho na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (08.04.2005)
Na sequência de uma exposição sobre a História da Terra do Núcleo de Estágio de Biologia/Geologia da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (cuja Orientadora de Estágio era a professora Célia, da Escola Rodrigues Lobo, e o Orientador Científico o Doutor Jorge Dinis, da Universidade de Coimbra) realizou-se uma Palestra, amplamente divulgada até pela imprensa, sobre a Mina da Guimarota, feito pelo Professor Doutor Galopim de Carvalho e com a presença de vários Doutores em Geologia portugueses e ainda representantes do INETI, bem como de muitos docentes de Geociências da região. Nele foi referida a importância da Mina da Guimarota , mesmo a nível mundial, e os esforços do INETI para que os fósseis voltassem para Portugal (como gradualmente está agora a acontecer). Algumas fotos do evento:
3. Musealização, classificação e conservação da Mina da Guimarota - o que fazer...?
Sugere-se a leitura atente dos seguintes textos de sites portugueses:
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home