GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

terça-feira, dezembro 11, 2007

35 anos depois - última missão tripulada à Lua - II

Foto da tripulação da Apollo XVII


Faz hoje 35 anos que a missão Apollo XVII chegou à Lua. Os astronautas Eugene A. Cernan (comandante da missão) e Harrison H. Schmitt (piloto do módulo lunar) foram os últimos homens a andarem na Lua, enquanto que o astronauta Ronald E. Evans (piloto do módulo de comando) continuava a girar à volta do nosso satélite natural...


Rover lunar da missão apollo XVII


Harrison H. Schmitt



Eugene A. Cernan

Mais informações AQUI.

PS - post conjunto do AstroLeiria e deste Blog.

1 Comments:

  • At 30 de março de 2008 às 23:39, Anonymous Anónimo said…

    Será que alguém pode me provar que o homem esteve na Lua?
    A foto mostra o veículo lunar, que após suas 'andanças' pelo solo da Lua, foi deixado lá.
    Com a tecnologia de hoje, podemos comprar pequenos telecópios capazes de ver todo o solo de nosso satélite natural. Algum de vocês poderia me dar as coordenadas de onde deixaram o veículo, pois eu poderia vê-lo de minha casa?
    Os 'Columbias' e os 'Atlantis' tem condições de aterrizar em solo terrestre, e provavelmente teriam condições de pousar no solo da Lua.
    Será que a tecnologia de 1969 era superior a de hoje, pois apenas as 'Apollos' conseguiram esse feito?
    Parece que o revestimento usado nas Apollos também tinha melhor tecnologia do que agora, pois vários acidentes ocorreram depois de mais de 20 anos.
    Na Lua, não tem água, portanto humidade = zero. Nos pousos das Apollos, os foguetes propulsores devem ter feito uma poeira enorme para aterrizar o módulo.
    Com uma gravidade muito menor que a da terra, essa 'poeira' deveria 'baixar' em alguns anos, mas conseguimos milagrosamente, assistir imagens dos astronautas após alguns minutos da aterrizagem.
    Rssssss .... chupa essa manga!!!!!

     

Enviar um comentário

<< Home