GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

domingo, maio 25, 2008

Reduzir factura eléctrica com o vento da cidade

Microturbina eólica estará no mercado até ao final do ano

É silenciosa, funciona com pouco vento e pode reduzir a zeros a factura da electricidade lá de casa. A microturbina Turban é uma eólica destinada a ambientes urbanos que pode ser colocada no topo dos edifícios, no jardim ou no telhado. No final do ano, e graças à microgeração - sistema no qual os consumidores podem também ser produtores de energia -, qualquer pessoa poderá adquiri-la e produzir em casa a energia que consome.

O projecto foi financiado pela Agência de Inovação (75%) e desenvolvido no Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (que pagou 25%) recentemente, embora tenha sido idealizado há quase dez anos, contou ao DN Ana Estanqueiro, uma das responsáveis pela sua concepção.

A investigadora do INETI explica que a grande inovação desta microturbina, em comparação com as que já existem no mercado, é a possibilidade de "arrancar com velocidades de vento muito baixas" (3,5 metros por segundo). Ou seja, explica a investigadora, "conseguimos produzir mais energia com menos vento". O que é essencial no ambiente urbano, onde os edifícios cortam o vento e o tornam mais irregular.

O segredo da boa performance deste equipamento está na forma como as pás são encastradas na estrutura principal e na sua própria forma . O facto de ser silenciosa foi um "bónus" que veio associado a estas características, explica Ana Estanqueiro. Normalmente, a produção do ruído não é uma preocupação tida em conta na concepção inicial das turbinas, sendo o problema minimizado a posteriori, com a colocação de bandas que reduzem a produção energética total.

Na Turban, a ausência de ruído é uma grande vantagem competitiva, considera a investigadora, porque o equipamento é instalado junto às pessoas e quer-se o mais harmonioso possível. Além de ser um bom indicador da sua eficiência energética, diz.

Produzir energia e vendê-la

Até ao final do ano, pretende-se que qualquer pessoa possa chegar à loja, comprar a microturbina e montá-la em casa. Mas o investimento não fica barato e o retorno acontece após sete anos. O preço ainda não está definido, pois foram apenas criados protótipos, mas poderá rondar os 8750 euros, incluindo o conversor, o aparelho que permite injectar a energia na rede.

A microgeração é um sistema lançado este ano pelo Governo que permite esta funcionalidade de se ser consumidor e produtor de energia ao mesmo tempo. O retorno do investimento no equipamento faz-se através da venda da energia à rede eléctrica. A tarifa paga pela EDP (quilowatt/hora) aos produtores caseiros é bastante superior à cobrada aos consumidores. Por isso, explica Ana Estanqueiro, mesmo não produzindo em casa toda a energia consumida, a factura pode ficar reduzida a zeros.

A especialista do INETI nega que a intenção de criar a Turban advenha da microgeração, pois estava idealizada há muito, mas reconhece que o sistema trouxe mais-valias.

Ana Estanqueiro diz que já há muitos fabricantes interessados na comercialização deste produto que, com excepção de uma pequena peça - o gerador - pode ser todo produzido em Portugal. Para já, falta concluir alguns testes.

Turban em São Bento

O primeiro-ministro foi o primeiro cidadão a ter uma microturbina destas a produzir energia em casa. A Turban da residência oficial de José Sócrates, no Palácio de São Bento, está instalada no jardim, no topo de uma antiga rede de comunicações, a mais de vinte metros de altura.

"A zona tem bom vento e a turbina tem funcionado bem", garante um assessor do gabinete do primeiro-ministro, embora o dia cinzento e chuvoso não nos permita comprovar esta afirmação. O aerogerador foi aí colocado em Novembro, na sequência de uma auditoria energética realizada pela EDP que, entre outras coisas, apontou a turbina eólica como um potencial redutor de custos. Só com a Turban, ao fim de um ano, serão produzidos 3500 kwh, permitindo poupar 2,1 toneladas de dióxido de carbono.

Em São Bento foram ainda substituídas as lâmpadas e os projectores do jardim, o equivalente a uma poupança anual de 35 230 kwh, 2466 euros e 15,5 toneladas de CO2. Vão ainda ser instalados painéis fotovoltaicos.


in DN on-line - ler notícia

1 Comments:

  • At 31 de agosto de 2008 às 08:57, Anonymous Anónimo said…

    o valor que está no documento é para quem quer vender, mas quem não quer vender o valor será o mesmo ou decresce, porque á algum tempo atrás parece estimativa do valor era bem menor, na volta de 5000 euros,será que posso receber algum documento com mais detalhe sobre a instalação.
    sem mais obrigado.

     

Enviar um comentário

<< Home