GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Notícia no Público sobre novo Museu em Leiria

Esqueleto de uma criança com cerca de 25 mil anos
Arqueologia: "Menino do Lapedo" regressa a Leiria em 2010
04.01.2009 - 11h21 Lusa


O "Menino do Lapedo", o esqueleto de uma criança com cerca de 25 mil anos descoberto há uma década em Santa Eufémia, Leiria, deve regressar ao concelho em 2010, quando estiver concluído o Museu de Arqueologia.


"Esperamos, com a criação do Museu de Arqueologia, que deve estar pronto no final de 2010, ter as condições para receber o 'Menino do Lapedo'", revelou o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Vítor Lourenço.

O museu, cujo investimento previsto é de 2,3 milhões de euros, ficará instalado no Convento de Santo Agostinho, na cidade de Leiria, e "vai ter o 'Menino do Lapedo' como peça principal", garantiu o autarca, que reconheceu: "Sem ele não faria sentido inaugurar o espaço". "Não queremos levar a réplica", ironizou ainda Vítor Lourenço, lembrando que o achado está "à guarda do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico".

A réplica é a maior atracção do Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, que completa amanhã o primeiro aniversário sobre a inauguração em Santa Eufémia, próximo do sítio arqueológico com o mesmo nome, onde foi encontrada a primeira sepultura do Paleolítico Superior na Península Ibérica.

Até à passada sexta-feira, o centro recebeu "cerca de cinco mil visitantes", adiantou o vereador da Câmara Municipal de Leiria, que se afirmou "muito satisfeito" com os números.

O autarca destacou que o centro é visitado por um grande número de alunos, mas também por pessoas interessadas no estudo do património arqueológico e natural do Vale do Lapedo.

Além de um espaço dedicado ao "Menino do Lapedo", o centro faz a contextualização do achado, podendo-se observar objectos que explicam a história de há 25 mil anos.

O visitante é ainda "atraído" ao património natural do Vale do Lapedo.

Entretanto, Vítor Lourenço não esconde o desejo de ver o sítio arqueológico Abrigo do Lagar Velho classificado como monumento nacional, admitindo mesmo que tal possa estar "para breve". "Todo o trabalho que sistematiza a decisão está feito", referiu o responsável, destacando que a eventual classificação "vem confirmar a importância do achado".

Por outro lado, lembrou a sua "importância para a protecção do local", como para continuar a potenciar os "trabalhos de investigação no vale", que definiu como "um pequeno 'Canyon' geológico".

O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria apontou a hipótese de classificação também como uma forma de potenciar a candidatura do Vale do Lapedo a Património Mundial da UNESCO. Lembrou, contudo, que este é um "trabalho moroso", apontando a necessidade de primeiro "desenvolver mais conhecimentos" da zona, não apenas do ponto de vista arqueológico como natural.

Antes, vai nascer um centro de apoio aos trabalhos arqueológicos no vale, a instalar numa escola do primeiro ciclo desactivada na freguesia de Santa Eufémia, assim como um centro de investigação em arqueologia no futuro museu, adiantou Vítor Lourenço.

Este centro de investigação pretende ser o "motor" dos trabalhos a desenvolver no Vale do Lapedo, esclareceu Vítor Lourenço, justificando a importância do investimento: "O nosso ouro negro é o património arqueológico".

in Público -ler notícia (foto Fernando Martins)