GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

quinta-feira, outubro 01, 2009

Sismo no Pacífico com tsunami - duas notícias

Alerta na Samoa Americana e na Nova Zelândia
Sismo no Pacífico causa tsunami
29.09.2009 - 20h47 Agências


O tsunami afectou partes do Pacífico

Um sismo de 8,3 de magnitude na escala de Richter na Samoa Americana, no Pacífico, causou um tsunami, anunciou o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera. O tsunami terá causado mortos, segundo a Reuters, mas ainda não se sabe quantos.

A agência já tinha lançado um alerta de tsunami para a Nova Zelândia, Samoa Americana e outras pequenas ilhas do Pacífico. O epicentro do sismo foi a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana, uma distante ilha do Pacífico, a cerca de 33 quilómetros de profundidade.

O Centro de Alerta de Tsunamis da Costa Leste/Alasca anunciou que foi detectado um tsunami em Ápia, Samoa Ocidental, e em Pago Pago, na Samoa Americana. As ondas em Pago Pago atingiram 1,57 metros acima do nível habitual do mar. Segundo o centro de alerta de tsunamis, o tsunami não atingirá a costa oeste dos Estados Unidos.

Em Samoa Ocidental, alguns habitantes disseram à Rádio New Zeland que sentiram um abalo e que lhes foi recomendado pelas autoridades que se deslocassem para locais de maior altitude.

Uma autoridade local da Samoa Americana disse à estação de televisão Fox que sentiu um abalo que se prolongou por mais de cinco minutos. Inicialmente, um comunicado do Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico anunciou em comunicado citado pela agência AFP que não havia certezas quanto à existência de um tsunami, mas adiantou que “um sismo desta intensidade pode potencialmente criar um tsunami destruidor em alguns minutos junto ao epicentro e em algumas horas nas zonas costeiras”.

Foi feito um apelo às autoridades para que “tomassem as medidas necessárias”, tendo em conta essa eventualidade”.

Na Samoa Americana vivem cerca de 65 mil pessoas. “Estamos alarmados”, disse Holly Bundock, porta-voz do Serviço Nacional de Parques dos EUA na Califórnia, citada pela Reuters.

Segundo informações que lhe foram dadas por Mike Reynolds, no Parque Nacional da Samoa Americana, verificaram-se quatro ondas com 4,6 a seis metros de altura, que terão alcançado 800 metros para o interior na ilha de Tutuila, onde fica Pago Pago.

“O centro de visitantes do Parque Nacional em Samoa parece ter sido destruído”. Reynolds também confirmou que o tsunami causou mortos mas adiantou que não tinha confirmação sobre os números, disse Bundock à Reuters. “Ele está completamente isolado do resto da ilha”.




Sismo de magnitude 8 provoca devastação nas Samoa
Número de mortos de tsunami no Pacífico sobe para mais de 110
30.09.2009 - 13h35 AFP


Várias aldeias costeiras e hotéis ficaram totalmente destruídos pela força das águas

O número de mortos do tsunami registado no Pacífico subiu nas últimas horas para 113, de acordo com o último balanço avançado pelas autoridades das ilhas Samoa, onde várias aldeias costeiras e hotéis ficaram totalmente destruídos pela força das águas.

Os muros de água provocados pela série de tsunamis ocorridos ontem chegaram a atingir os oito metros de altura, destruindo todas as estruturas que se encontravam junto à costa. Nas ilhas do Pacífico da Samoa Ocidental o número de mortos chega já aos 84, enquanto na Samoa Americana o tsunami fez, para já, 22 vítimas mortais. No arquipélago vizinho de Tonga, também afectado, sete pessoas perderam a vida.

O alerta de tsunami foi emitido ontem depois de o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico – ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera – ter registado um sismo de magnitude 8 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana. Pouco antes fora emitido alerta englobando também a Nova Zelândia e outras pequenas ilhas do Pacífico. Vinte minutos após o sismo, foi registado um tsunami. Testemunhas citadas pela AFP contaram que “vagas imensas chegaram à costa”.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, já declarou o estado de calamidade na Samoa Americana e prometeu a mobilização dos “meios necessários para uma resposta completa, rápida e agressiva” na ajuda à população.

Tuilaepa Sailele Malielegaoi, primeiro-ministro das Samoa, um arquipélago com perto de 219 mil habitantes, afirmou-se destroçado com a devastação provocada pelo tsunami. “Tantos mortos. Estou chocado e triste com todas estas perdas”.

O secretário-geral da Cruz Vermelha, Talutala Mauala, admitiu que o número de mortos irá “subir provavelmente”, já que outras vítimas ainda não foram registadas pelas autoridades devido a “problemas de comunicação”.

A União Europeia anunciou estar preparada para ajudar a população e a desbloquear uma primeira ajuda de emergência de 150 mil euros. Este apoio financeiro será entregue à Cruz Vermelha para ser utilizado em ajuda médica, abastecimento de água e abrigos para as pessoas desalojadas.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home