GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

segunda-feira, abril 05, 2010

Então o fim-do-mundo não era em 2012?

Sismo em Moçambique faz 59 feridos
Alguns edifícios sofreram danos
03.04.2010

Um sismo fez 59 feridos no norte de Moçambique. O abalo atingiu o distrito de Angoche, província de Nampula, esta sexta-feira.

De acordo com a edição electrónica da Rádio Moçambique, que cita o presidente do Conselho Municipal de Angoche não há vítimas mortais.

É acrescentado que alguns edifícios ficaram danificados parcialmente.

Não é avançada, contudo, a gravidade dos ferimentos sofridos pelas vítimas, tal como não são especificados detalhes sobre a magnitude do sismo ou o nome das localidades atingidas.




05 Abril 2010 - 08.19
Mais de cem feridos
Sismo de 7.2 faz dois mortos no México

Um violento sismo de magnitude 7.2 na escala de Richter sacudiu ontem, pelas 23.40 horas (hora de Lisboa), o estado mexicano da Baixa Califórnia (fronteira entre México e EUA) provocando, pelo menos, dois mortos e mais de uma centena de feridos. O forte abalo, que durou 30 segundos, foi também sentido em Los Angeles, San Diego e no estado norte-americano do Arizona.

De acordo com um responsável da Protecção Civil do México, uma das vítimas morreu soterrada após o desabamento de um edifício em Mexicali, enquanto a outra foi atropelada mortalmente por um veículo ligeiro quando saía para a rua para se salvaguardar de uma possível derrocada provocada pelo sismo.

O epicentro do tremor de terra foi registado a 175 quilómetros da cidade mexicana de Tijuana.

Vários testemunhos, segundo a imprensa on-line norte-americana, dão conta de água a transbordar de piscinas de várias residências. Há relatos, também, de pessoas que ficaram presas em elevadores e de outras que vieram para a rua em pânico. Até ao momento, não há registo de qualquer vítima mortal, mas as primeiras informações dão conta de um número indeterminado de feridos na Baixa Califórnia. Neste estado mexicano, há ainda registo de 11 incêndios e uma estrada intransitável.

Os bombeiros foram chamados para socorrer pessoas presas em elevadores. Janelas partidas, carros e prédios que abanaram, linhas telefónicas em baixo são outras ocorrências já registadas.

De acordo com a Reuters, na cidade de Tijuana existem vários edifícios que sofreram danos graves e os pacientes do Hospital Geral foram evacuados. Nadia Camacho, recepcionista de um hotel mexicano, referiu que a terra continua a tremer e que o edifício foi evacuado. 'Estamos em alerta. Ninguém ficou no hotel, estão todos na rua', disse.

'Não sentíamos um abalo deste tipo desde 1979', afirmou Michelle Tapia, à CNN, residente no estado da Califórnia. Joe Madison andava às compras quando se deu o sismo: 'Senti que a loja inteira se moveu e as pessoas correram para a rua'.

Desde o primeiro abalo, já foram sentidas várias réplicas, que chegaram já aos 5.1 de magnitude. Inicialmente, o Instituto Geofísico norte-americano (USGS) tinha informado que o abalo tinha atingido uma magnitude de 6.9 na escala de Richter mas, uma hora depois, actualizou essa marca para 7.2.