GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

terça-feira, junho 29, 2010

Mais um Centro Ciência Viva com muita geologia



Um novo Centro Ciência Viva para a divulgação da ciência e da tecnologia abre as suas portas no Lousal, na próxima quarta-feira, dia 30 de Junho, às 11.00 horas, sendo inaugurado pelo Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor José Mariano Gago.



A Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal está instalada num edifício antigamente associado à actividade mineira onde funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, a Casa das Lanternas, a Casa dos Equipamentos de Trabalho e o Balneário.

O edifício sofreu algumas adaptações para funcionar como espaço de divulgação da cultura científica e tecnológica, dispondo actualmente de áreas expositivas, módulos interactivos, uma gruta virtual, um laboratório onde será possível realizar diversas actividades experimentais, cybercafé, auditório, espaços recreativos e miradouro.

A Geologia, a Química, a Física, a Biologia e as Ciências do Virtual serão as principais áreas do conhecimento que os visitantes poderão explorar ao longo de um percurso que inclui a descida a uma mina virtual, com recurso à tecnologia de visualização imersiva em 3D.

Outras actividades complementam a oferta deste Centro Ciência Viva, nomeadamente os jogos educativos "Quem tem olhos P´rós Minerais" e "Ciência Viva On the Rocks", dedicados ao fascinante mundo dos minerais. Em todas elas será privilegiado o enquadramento social e patrimonial desta antiga aldeia mineira.

A Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal é uma iniciativa conjunta da Ciência Viva com a Fundação Fréderic Vélge e a Câmara Municipal de Grândola em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Será o 20.º Centro a integrar a Rede que a Ciência Viva tem vindo a criar em todo o País.

Venham visitar este novo Centro Ciência Viva!

Mais informações em http://www.lousal.cienciaviva.pt


NOTA: para quem quer visitar, vindo de Lisboa pela A2, é ir à saída Beja/Ferreira, seguir na direcção Ourique/Faro e, 9 kms depois, virar à direita na indicação "Arqueologia industrial - Lousal".

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home