Mais uma infraestutura interessante no Sicó
Turismo de natureza arranca no próximo ano em Pombal
Os amantes de desporto de natureza vão ganhar um espaço de lazer no concelho de Pombal. O Centro de Interpretação Turística e Museu de Sicó (CIMU) deverá ser uma realidade no primeiro semestre de 2012, no lugar de Poios (freguesia da Redinha), oferecendo alojamento, actividades desportivas e informação arqueológica.
O projeto vai hoje a reunião de câmara, onde o executivo deverá  aprovar a adjudicação da obra. Serão precisos 2,2 milhões de euros para  erguer o edifício, que terá cinco zonas distintas: museu, alojamento,  escolas de apoio a atividades desportivas e de lazer, auditório e sala  para projecção de filmes.
“O projeto é feito muito a pensar no público que já existe: escolas e  amantes da natureza”, revela a vereadora Paula Silva, responsável pelo  pelouro do ambiente. No CIMU, será possível praticar (ou ter as  primeiras aulas de) espeleologia, escalada ou rappel, por exemplo. A autarquia assinou parcerias com diversas instituições, que garantem o funcionamento das actividades.
Mas desengane-se quem pensa que o CIMU se destina a um público nicho.  “Toda a população pode visitar o espaço”, salienta Paula Silva. Até  porque quem não gosta de se aventurar em desportos mais radicais, pode  participar em atividades menos arriscadas, como caminhadas de  interpretação da natureza. Ou visitar a zona arqueológica e descobrir a  história da freguesia da Redinha.
No Museu de Sicó ficarão reunidos todos os achados descobertos na região, nomeadamente nas escavações realizadas nas grutas da Buraca Grande e Buraca Escura.  “Temos muito material, armazenado ou em fase de catalogação, e era  preciso um local para o expormos”, conta Paula Silva. O espólio revela  vestígios da presença humana naquela zona há milhares de anos.


0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home