Há 42 anos a Apollo XIII teve um problema...
Apollo XIII | |
---|---|
Estatísticas da missão | |
Módulo de comando | Odissey |
Módulo lunar | Aquarius |
Número de tripulantes | 3 |
Lançamento | 11 de abril de 1970 Cabo Kennedy |
Alunagem | cancelada |
Aterragem | 17 de abril de 1970 |
Duração | 5 d 22 h 54 m 41 s |
Imagem da tripulação | |
Da esquerda para a direita: Lovell, Swigert, Haise |
- James Lovell Comandante
- Fred Haise Piloto do módulo lunar
- John Swigert Piloto do módulo de comando
- Massa:
- Módulo de comando: 28,945 kg
- Módulo Lunar: 15,235 kg
- Perigeu:: 181.5 km
- Apogeu:: 185.6 km
- Inclinação: 33.5°
- Período:88.07 min
A Apollo XIII foi lançada cerca de cinco meses após a Apollo 12 ter retornado da Lua. Durante os primeiros dois dias da missão a viagem estava tranqüila, desafiando os presságios dos supersticiosos com relação ao número 13. Às nove horas da noite, hora de Houston, centro do controle da missão e da espaçonave, do dia 13 de abril, a tripulação tinha acabado de fazer uma rotineira transmissão de TV. O comandante James Lovell e o piloto do módulo lunar 'Aquarius' Fred Haise, completavam um check in do módulo e o piloto do módulo de comando Odissey 'Jack' Swigert estava-se a preparar para ver algumas estrelas através do sextante. Com 55 horas e 55 minutos de missão, todos os três astronautas ouviram e sentiram um grande barulho nas entranhas da nave. Durante os próximos minutos, a medida que eles e os controladores de terra faziam uma avaliação dos prováveis danos elétricos causados na nave espacial, ficou aparente que os tripulantes estavam em sérias dificuldades. Se eles quisessem sobreviver precisariam de força, oxigénio e água suficientes para uma viagem de quatro dias em volta da Lua e de volta a Terra, mas sem um módulo de comando saudável esses três itens de sobrevivência não conseguiriam durar até o fim da jornada. Além de pouca reserva destas necessidades básicas, sem força no MC eles teriam que contar com o Sistema de Controle Ambiental do Módulo Lunar para remover o excesso de dióxido de carbono da cabine. O módulo Aquarius carregava filtros de reserva, mas a maioria deles estavam guardados no ALSEP (o pequeno conjunto de experimentos científicos para uso na Lua, carregado pelo ML, apenas acessíveis pelo lado de fora), completamente fora de alcance. Simplesmente eles não tinham filtros de hidróxido de lítio suficientes para controlar a quantidade de dióxido de carbono expelida pelos três astronautas. E para tornar tudo mais dramático, a tripulação estava voando numa trajetória em direção da Lua que não os permitiria voltar a Terra sem uma boa ignição dos motores. O motor principal, claro, era instalado na traseira do Odissey e, sem o suprimento de força, dava no mesmo se a tripulação o tivesse deixado em Cabo Canaveral.
A equipe do Programa Apollo tinha grande orgulho de sua capacidade e se houvesse um jeito de improvisar e trazer a tripulação a salvo para casa, eles encontrariam um. A medida que eles analisavam a situação – tanto a tripulação quanto o pessoal de terra – concluíram que haviam tido muita sorte. Mesmo sendo uma situação desesperada, o acidente ocorreu cedo na missão, ainda na viagem de ida. Eles ainda tinham um módulo lunar saudável e totalmente equipado. A margem de segurança podia ser pequena, mas o módulo tinha um motor capaz de colocá-los no caminho de volta e carregava suficiente – desde que racionados – água, oxigénio e eletricidade para os quatro dias. Também havia abundância de filtros de metal de hidróxido de lítio no avariado Módulo de Comando e apesar deles não encaixarem diretamente dentro do Sistema de Controle de Ambiente do Módulo Lunar Aquarius – sendo de tamanho e formatos diferentes – certamente seria encontrado um jeito de colocá-los em uso. O 'Aquarius' havia se tornado o barco salva-vidas da tripulação.
Uma hora após o acidente, os engenheiros de voo em Centro Espacial Lyndon Johnson em Houston, estavam ocupados calculando freneticamente trajetórias e durações de funcionamento dos motores, imaginando novos procedimentos de navegação e sistemas de voo, aperfeiçoando estimativas de quanto tempo aguentaria o equipamento em estado crítico. Oxigénio era uma das menores preocupações da Apollo XIII. O Aquarius carregava generosos stocks, incluindo as mochilas de sobrevivência que Lovell e Haise deveriam usar na sua primeira AEV - atividade extra-veicular - em Fra Mauro. Para conservar seus próprios recursos físicos – e para minimizar o dióxido de carbono expelido – a tripulação teria que fazer o melhor possível para despender o mínimo de esforço. Todavia, era tranquilizador saber que eles só precisariam usar metade do seu stock de oxigénio na volta para casa. Os suprimentos de água e força eram muito mais críticos. Uma fração importante da energia elétrica guardada nas baterias do Módulo Lunar teria que ser usada durante a ignição do motor e, se os astronautas quisessem sobreviver na viagem de volta, teriam que poupar cuidadosamente o restante. Toda a eletrónica não-essencial deveria ser desligada e aquilo prometia tornar a viagem de volta fria e húmida.
A grande apreensão de todos era que não parecia possível manter as baterias do Odissey carregadas até que elas fossem necessárias para a reentrada. Sob circunstâncias normais, as células de energia do Módulo de Serviço eram usadas para manter carregadas as baterias do MC e, apenas nas últimas horas da missão, quando o MS houvesse feito seu trabalho e tivesse sido ejetado no vácuo, antes da reentrada terrestre, elas entrariam em funcionamento. Infelizmente, o acidente havia destruído as células de energia e a menos que fosse descoberto um meio de usar as baterias do Aquarius para manter a carga do Odissey, a tripulação não teria meios de controlar sua reentrada na Terra e iria morrer da mesma maneira como se tivesse se espatifado na Lua.
Desligando toda a eletrónica que podiam, a tripulação poupou força para os motores mas também cortou o consumo de água. Mesmo com a ração normal de um litro por dia, a tripulação teria bebido menos de 10% dos 150 litros de água a bordo do Módulo Lunar. Porém, com a força desligada, praticamente todos os 150 litros eram necessários para os purificadores manterem o equipamento vital refrigerado; então os astronautas cortaram sua ração para 1/5 de litro, um copo de água por dia. Eles estariam sedentos quando chegassem em casa, mas ao menos tinham uma possibilidade se salvamento.
Sobrevivência
Em grande parte, a tripulação da Apollo XIII sobreviveu à sua provação pela simples razão de terem estoques sobressalentes de artigos vitais: força extra, água, oxigénio e até um motor extra. É claro que se o acidente tivesse acontecido quando Lovell e Haise estivessem na superfície lunar ou após terem retornado à órbita com rochas, então o retorno à Terra teria sido tragicamente diferente. Mas isso era da natureza da aventura. Aceitar o desafio do Presidente John Kennedy de pousar na Lua significava a aceitação de riscos calculados.
A questão toda da sobrevivência imediata estava agora ligada a um pequeno detalhe prosaico: como ligar os filtros de limpeza do gás carbônico exalado pelos astronautas dentro do Módulo Lunar, já que o bocal destes filtros era redondo – pois o encaixe do Módulo de Comando era assim – e o encaixe no Aquarius era quadrado. Evidentemente, esse modo seria uma improvisação e um quebra-cabeça para os cientistas no controle da missão e ela foi feita através de uma engenhosa combinação de tubos, papelão, sacos plásticos de carga e filtros de metal do Módulo de Comando, todos presos juntos por uma boa quantidade de fita isolante cinza. Como era usual sempre que a equipe da Apollo tinha que improvisar, engenheiros e outros astronautas no solo se ocuparam inventando soluções para o problema e testando os resultados. Um dia e meio após o acidente, as equipes do solo haviam desenhado e construído um dispositivo de filtragem que funcionou e eles passaram as instruções por rádio para a tripulação, cuidadosamente guiando seus passos durante cerca de uma hora.
Regresso
Com o problema do dióxido de carbono resolvido, a tripulação tinha agora uma boa chance de voltar para casa. Com os três astronautas viajando no espaço dentro do Módulo Lunar, com a energia racionada – a temperatura ambiente nele era de 5°C - e com toda a força do Módulo de Comando – ao qual ele era acoplado - desligada para poupar energia, a questão era se o motor funcionaria no momento que fosse necessário, para tirá-los da órbita da Lua e colocá-los no caminho de volta. Para voltar para casa, os astronautas deveriam fazer duas ignições no motor. A primeira veio cinco horas depois do acidente e foi planeada para colocá-los numa trajetória livre de retorno, uma trajetória que os traria para casa mesmo sem uma segunda ignição. Eles ainda estavam indo em direção da Lua e não a atingiriam por quase mais um dia, mas com a primeira queima de motor completada com sucesso, quando eles girassem em volta da face escura, a gravidade lunar os colocaria no caminho de casa em vez de mandá-los para as profundezas do espaço. A segunda ignição era necessária para trazê-los de volta antes que os suprimentos da nave acabassem. Sem ela, havia uma grande possibilidade de que chegassem mortos. A chave da sobrevivência era esperar que a órbita lunar os pusesse apontando para a Terra e então o motor fosse ligado, lhes dando o impulso que os trouxesse direto de volta, em tempo de chegarem antes de acabarem o oxigénio e a água a bordo. A questão era se o motor do 'Aquarius' funcionaria.
Quando chegou o momento da ignição, e quando o mundo inteiro aguardava com a respiração suspensa, o motor ligou perfeitamente e os colocou no caminho de volta. Quando a odisseia terminou, eles tinham feito um trabalho soberbo de conservação, voltando para a Terra com 20% da força do ML e 10% de água restantes. Lovell perdeu cinco quilos de peso e estavam todos cansados, famintos, molhados, desidratados e com frio quando aterraram. Por causa da desidratação e outros fatores, Fred Haise desenvolveu uma infecção de próstata, uma febre de 40 graus e esteve seriamente doente por duas ou tres semanas após o retorno, mas tudo isso foi de importância secundária porque eles tinham voltado vivos.
in Wikipédia
33 Comments:
At 2 de julho de 2013 às 13:00, Voyance gratuitement said…
Eu amo as pessoas que querem compartilhar seus conhecimentos e não mantê-los por si mesmos.
Voyance gratuite en ligne
At 9 de julho de 2013 às 13:14, voyance serieuse par mail said…
Tem sido várias vezes que eu verifique o seu blog e eu digo BRAVO para você, é ótimo! :) Keep it up!
voyance gratuite par mail
At 25 de setembro de 2014 às 16:09, Voyance mail said…
Merci beaucoup pour toutes cette richesses d'articles plein de lumière, de sagesse et très encourageant.
Que votre blog continue à fleurir de tant de lumière et d’harmonie.
voyante gratuite par mail
At 13 de outubro de 2014 às 16:05, voyance par mail gratuite said…
bravo, moi bo blog, é unha gran fonte de información, boa sorte para ti e unha vez máis grazas por compartir este bo
At 16 de fevereiro de 2015 às 12:23, voyante said…
Olá,
Obrigado por todas as suas sugestões ennormement neste site. Suas ações são muito interessantes e muito gratificante. Parabéns a você.
Desejo-lhe uma boa continuação.
At 4 de abril de 2015 às 10:39, voyance serieuse gratuite said…
Boa Noite,
uma nota rápida para dizer-lhe que eu amo o seu blog, para que eu não me privo!
At 24 de abril de 2015 às 11:56, telephone gay said…
Os meus parabéns para o seu site! Ele me ajudou muito e gostei, especialmente todas as suas ações são interessantes. Longa vida para o seu site. Acima de tudo, nunca desista; seu blog é realmente ótimo!
Boa sorte
At 26 de junho de 2015 às 10:43, voyance gratuite par email said…
Muy buen puesto. Simplemente me topé con tu blog y quería mencionar que he amado de verdad navegar alrededor de las entradas del blog. Después de todo voy a la suscripción de su feed y espero que escribir de nuevo pronto!
At 25 de agosto de 2015 às 15:53, voyance gratuite en ligne par mail said…
Io non sono certo il luogo che stai ricevendo le tue informazioni, comunque buon argomento. Ho bisogno di trascorrere un po 'di scoprire di più o lavorare di più. Grazie per fantastico informazioni che ho usato per essere alla ricerca di queste informazioni per la mia missione.
At 18 de janeiro de 2016 às 11:28, voyance gratuite serieuse said…
Obrigado por todo o trabalho envolvido e todo o prazer que encontrar
At 5 de fevereiro de 2016 às 10:02, lin said…
Super ! Ton blog est vraiment génial !
Merci d’exister !!!
voyance gratuite par email
At 20 de setembro de 2016 às 14:56, voyance gratuite mail said…
Eu não vou de originalidade, mas seu blog é tão bom que você não pode dizer outra coisa senão OBRIGADO!
At 20 de janeiro de 2017 às 14:01, voyance par mail said…
Bom ambiente, boa apresentação etc ... É um verdadeiro mimo no dia do que para ir e vir ...
At 25 de janeiro de 2017 às 11:57, voyance mail serieuse gratuite said…
Estou muito orgulhoso de encontrá-lo, seu blog é realmente grande! Eu gosto de sua interface, e eu também amei o conteúdo também. Especialmente por isso continuar!
At 14 de fevereiro de 2017 às 16:55, rosy123 said…
Merci pour tout ce travail que cela représente et pour tout le plaisir que j’y trouve
voyance
At 15 de fevereiro de 2017 às 16:03, vrai voyance gratuite mail said…
Sempre tão emocionante e assim diversificar, estou feliz que eu sou deficiente você me traz felicidade. Mantenha-o!
At 24 de fevereiro de 2017 às 09:57, Tour in Morocco said…
Muito obrigado para sua apreciação.
At 1 de março de 2017 às 16:54, rosy123 said…
Vos partages me plaient beaucoup! C'est super!!!
voyance gratuite en ligne par mail
At 3 de março de 2017 às 10:37, rosy123 said…
Merci pour tout ce travail que cela représente et pour tout le plaisir que j’y trouve
voyance gratuitement par mail
At 15 de março de 2017 às 10:37, Tour from Fes to Marrakech said…
Artigo muito bom, como sempre. Ele merece a despertar comentário.
huile anti-age
Tour da Marrakech
At 18 de abril de 2017 às 15:35, rosy123 said…
Bravo ! Votre blog est l'un des meilleurs que j'ai vu !
Voyance couple gratuite mail
At 3 de maio de 2017 às 11:32, consultation voyance gratuite said…
Seu blog é grande, trabalho de alta qualidade ... Tenho certeza que muitos vão concordar comigo mesmo se eles não tomam o tempo para dizer-lhe
At 16 de maio de 2017 às 15:52, voyance en ligne said…
Seu blog é grande, trabalho de alta qualidade ... Tenho certeza que muitos vão concordar comigo mesmo se eles não tomam o tempo para dizer-lhe
At 4 de julho de 2017 às 11:51, rosy123 said…
Vos partages me plaient beaucoup! C'est super
voyance gratuite en ligne
At 28 de julho de 2017 às 16:15, voyance en ligne gratuite said…
I found your site very beautiful and distinguished too. Thank you for your good work and continue.
At 8 de agosto de 2017 às 15:28, voyance gratuite said…
Vraiment très intéressant. Bonne continuation à vous !
At 9 de agosto de 2017 às 08:55, voyance mail gratuit said…
Grâce à vous, j'ai pu apprendre beaucoup de choses intéressantes. J'espère en apprendre encore.
At 9 de agosto de 2017 às 11:28, voyance en ligne gratuit said…
Grâce à vous, j'ai pu apprendre beaucoup de choses intéressantes. J'espère en apprendre encore.
At 31 de julho de 2018 às 14:47, rosi said…
Un petit pour vous dire que votre blog est super!
voyance gratuite par mail rapide
At 27 de outubro de 2021 às 10:58, rosy123 said…
Je suis tombé sur ton site depuis un retweet, donc j’interagis et je met des commentaires quand cela m'interpelle et que ça en vaut la peine.
voyance mail gratuit
At 2 de dezembro de 2021 às 14:45, rosy123 said…
re bonjour,
je viens de parcourir une grande partie de votre site... une merveille !!! merci d'exister
voyance gratuite par mail
At 14 de abril de 2022 às 11:10, rosy123 said…
Vraiment sympa ce site web
voyance gratuite en ligne mail direct
At 22 de setembro de 2022 às 13:16, rosy123 said…
Très bon article, comme toujours. Il a le mérite de susciter le commentaire
voyance mail gratuite et rapide
Enviar um comentário
<< Home