GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

segunda-feira, março 13, 2006

Geologia nos "Cadernos do Público"

As catástrofes naturais na sala de aula

As catástrofes naturais são o tema de A Terra em sobressalto, o segundo Caderno PÚBLICO na Escola, à venda nos quiosques e postos de venda habitual desde ontem. O lançamento desta publicação de 64 páginas registou-se no dia em que também se assinalou o Dia Internacional da Protecção Civil, que, este ano, teve por tema central “A Protecção Civil e a Escola”.

A Terra em sobressalto, que contém conselhos sobre o que fazer se ocorrerem determinadas catástrofes naturais, inclui textos originalmente editados em diversas edições recentes do PÚBLICO sobre, designadamente, furacões, secas, sismos, tsunamis e o 250º aniversário do grande terramoto de Lisboa. A acompanhar, há inúmeras sugestões de trabalho para que seja mais simples estudar as catástrofes naturais, por exemplo, nas aulas de Biologia e Geologia, quando se estudar a sismologia; de Ciências Naturais, quando se abordar o tema da Terra em transformação; de Filosofia, para se saber o que Immanuel Kant, Jean-Jacques Rousseau e François-Marie Voltaire, entre outros, disseram sobre o terramoto de Lisboa; de Geografia, no momento em que se falar dos riscos e catástrofes naturais; de Português, para se conhecer o que Eça de Queirós escreveu sobre as emoções que provocam as notícias das catástrofes; ou de Educação Moral e Religiosa, para se falar sobre as implicações as calamidades têm no modo de representação da ideia de Deus.

Depois de Escritores na sala de aula, o primeiro Caderno PÚBLICO na Escola, surge agora A Terra em sobressalto, num momento em que o tema das alterações climáticas é objecto de uma particular atenção e depois de uma pesquisa de opinião, realizada pela BBC em 27 países, ter apurado que as catástrofes naturais foram consideradas os acontecimentos mais significativos de 2005.

Este caderno estará a venda nos quiosques, temporariamente, e nos postos de venda do PÚBLICO - Preço 2,50€.