GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Robôs em Marte continuam a trabalhar...


Sucesso tecnológico na investigação de Marte: os robôs geólogos (Oportunidade e Espírito) continuam a desempenhar a sua missão... e a estabelecer recordes!


O robot explorador "Opportunity" já percorreu dez quilómetros na superfície de Marte desde que chegou àquele planeta há três anos, informou hoje a NASA. O pequeno veículo de seis rodas independentes completou dez quilómetros na terça-feira, quando se deslocou 50,51 metros num terreno plano da cratera Vitória.

"Opportunity" e o robô gémeo "Spirit", que se encontra no extremo oposto do planeta, desceram em Marte em Janeiro de 2003 para estudar a sua superfície, atmosfera e geologia.

Previa-se que a missão dos dois exploradores durasse três meses e percorresse apenas 600 metros, mas têm continuado até agora a movimentar-se e a enviar informações e fotografias do planeta, apesar de algum desgaste das peças e de alguns problemas nas rodas.

in Ciência Hoje

Site Oficial - aqui