GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

domingo, junho 17, 2007

Percurso Pedestre do NEL no Vale do Lapedo


No Sábado, dia 23 de Junho, decorrerá o próximo PERCURSO PEDESTRE do NEL - Núcleo Espeleológico de Leiria. Este realiza-se no Vale do Lapedo, que é um local de reconhecido interesse patrimonial a nível nacional.

Destaca-se o vale em canhão que marca uma paisagem geomorfológica de grande valor para o património natural, protegendo no seu interior uma rica vegetação que varia entre os matos mediterrânicos e o corredor ripícula junto à ribeira. O património cultural do Vale enriqueceu substancialmente quando, em 1998, foi descoberta uma sepultura infantil (criança de 4 anos) com cerca de 24.500 anos.

O Menino do Lapedo colocou Leiria no mapa da história da evolução humana, sendo tema de investigação e de publicações científicas em vários países.

Por motivos alheios à organização do NEL, não haverá autocarro para os participantes, sendo gerido o transporte de acordo com os participantes inscritos.

Local de Partida: Igreja St.º Agostinho
Hora de Saída: 08.30 horas
Hora de Chegada (prevista): 13.00 horas
Dificuldade: Baixa
Distância: 8,5Km
Desnível altimétrico: 95 metros

Recomenda-se o uso de roupa e calçado adequados a esforço físico, assim como o uso de protectores solares eficazes: Chapéu/boné, óculos de Sol ou protecção equivalente e protector solar para a pele. Sugere-se ainda que os participantes levem consigo água potável e comida para refeição ligeira.

Para mais informações é favor contactar o Pedro Ferreira:
nel.leiria@gmail.com ou 964 122 144