GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

quarta-feira, julho 18, 2007

Geologia no Verão 2007 - Um início pouco promissor...

Do Blog Geopedrados publicamos o seguinte post:

O Blog Geopedrados, recorrendo à minha pessoa (e ao meu filhote de 5 anos...) decidiu ir ao início da Geologia no Verão de 2007, para ver como este está a dar-se com as mudanças de este ano. Para perceberem melhor o que se passa, aqui fica um resumo do que interessa sobre o assunto.

1. Quaternário Quente e Frio - 2 Milhões de anos de Alterações Climáticas - 15.07.2007 (Centro Ciência Viva do Alviela/Município de Alcanena)

Como esta actividade decorria no primeiro dia da Geologia no Verão 2007 (que foi domingo, dia 15 de Julho de 2007) e se previa tempo encoberto, com nuvens e provavelmente sem chuva, na 6ª-feira anterior inscrevi-me, com o meu filho João (que não conhecia um dos locais a visitar...). No domingo levantei-me às 07.30 horas e às 09.00 horas (depois de ter atravessado o PNSAC a meio, passando por Porto de Mós, Serro Ventoso, S. Bento e Amiais de Cima) lá estava, às portas do futuro Centro Ciência Viva do Alviela, nos Olhos de Água do Alviela, em Amiais de Baixo. Encontro logo um colega de aventura, professor como eu, com formação em Agronomia e que residia nas proximidades. Como não havia sinal da organização fui ao Centro onde fui informado que não havia actividade. Ainda aturdido e admirado, saí, apercebendo-me depois que éramos 6 os inscritos que ali estávamos para a actividade. Depois de uma conversa no Bar, decidimos fazer parte da actividade, indo até ao Chão das Pias, para ver a Fórnea por cima, descendo depois até à Ecoteca de Porto de Mós e fazendo em seguida o Percurso Pedestre da Fórnea.

Assim foi - e até correu bastante bem...! Tirando a chuva no percurso, a coisa fez-se bastante bem (no post seguinte irei colocar fotos...). Ficámos com os contactos uns dos outros (os outros 3 parceiros de aventura eram um Professor de Educação Física da Escola Superior de Rio Maior, a esposa e filho, de 11 anos), tendo ainda decidido contactar a Unidade Ciência Viva para pedir explicações deste lamentável engano.

No dia a seguir assim fiz e fui informado de que tinham anulado a actividade por falta de inscritos... Faltou dizer que, afinal, havia inscritos suficientes e que não tinham falado com todos os inscritos a desmarcar a actividade, o que foi uma vergonha. Depois, em conversa com a Eng.ª Maria João Silva, responsável pela actividade, percebi que as Instituições responsáveis pelas saídas de campo têm poucas ou nenhumas possibilidades de aceder à base de dados das inscrições - o que é ridículo...


2. Sistema de Inscrições on line da Ciência Viva no Verão 2007

Este ano existe um sistema de inscrição on-line, bastante fácil e intuitivo. Basta a pessoa inscrever-se numa actividade, dando o e-mail, para receber um correio electrónico com a confirmação da inscrição e com uma password associada ao e-mail para futuras inscrições. Se a ideia, tipo Simplex, é boa, os resultados (vide ponto anterior...) são francamente fracos. Já deu para perceber (porque eu e a minha mulher inscrevemos várias pessoas na mesma actividade, como podem ver no ponto seguinte) que o número de vagas disponível que aparece on-line é excessivo (da Ciência Viva aventaram a hipótese - !?!? - de o sistema ter overbooking*). Depois, existe a possibilidade de o sistema aceitar inscrições depois da Acção realizada e falta ainda interacção entre os organizadores e a base de dados das suas Acções - esperemos que o Ciência Viva, alertado por mim no segundo dia da Ciência Viva no Verão 2007, consiga superar todos estes lapsos e que estes não afectem as actividades...

* Aldrabice praticada por Empresas de Aviação que consiste em vender mais bilhetes do que os lugares disponíveis no voo, por causa dos clientes que faltam ao check in.



3. As minhas inscrições em actividades da Geologia no Verão 2007

Este ano optei por me inscrever nas seguintes actividades:
Se a primeira não sei se é boa ou má (como referi antes), a segunda é feita pelo meu amigo Professor Doutor António Luís de Almeida Saraiva e será certamente muito boa, a terceira era uma das que desejava há muito fazer - não é todos os dias que se dá um passeio de 5 quilómetros dentro de uma Mina de Sal-Gema (embora o meu filho esteja muito triste por não poder ir, pois só vão maiores de 18 anos...). Estou ainda em negociações familiares para ir a mais duas ou três actividades com a minha prole...


4. Sugestões de actividades da Geologia no Verão 2007

Este Blog recomenda as seguintes actividades: