GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sábado, setembro 22, 2007

Eclipses em 2008

Do Blog AstroLeiria publicamos o seguinte post:

Depois de, em 2007, termos tido 4 Eclipses (dois, totais, da Lua e dois, parciais do Sol), com apenas um da Lua (de 03.03.207) visível em Portugal, este ano que se aproxima terá também 4 Eclipses, dois do Sol (um Total e um Anular) e dois Lunares (um Total e um Parcial), mas com os dois lunares visíveis em Portugal, a saber:


1. Eclipse Anular do Sol (8 de Fevereiro de 2008)
Não será visível em Portugal (apenas se verá em parte dos territórios da Austrália e Antárctida e na totalidade do território das nossas antípodas - a Nova Zelândia).


Locais onde será visível a totalidade do Eclipse de 21 de Fevereiro (zona branca - clicar para ampliar)

2. Eclipse Total da Lua (21 de Fevereiro de 2008)
A Lua Nova de Fevereiro (14 dias depois de uma Lua Cheia com Eclipse) trazer-nos-á um Eclipse, totalmente visível no nosso território, bastante longo e interessante.


3. Eclipse Total do Sol (1 de Agosto de 2008)
Aproximadamente meio ano após os últimos eclipses, surge uma nova estação de eclipses, começando na primeira Lua Nova de Agosto com um eclipse não visível em Portugal. Observável na Europa (excepto na Península Ibérica e sul de Itália), em parte da Gronelândia, do Canadá e da Ásia (Rússia e China, entre outras), será um acontecimento de Verão muito falado e levará muitas pessoas a viajarem até aos locais onde é total.


Locais onde será visível a totalidade do Eclipse de 16 de Agosto (zona branca - clicar para ampliar)

4. Eclipse Parcial da Lua (16 de Agosto de 2008)
O último do ano será parcialmente visível no nosso país (só a parte inicial, pouco interessante, não se verá) e tapará a quase totalidade da Lua. Ocorre, como sabemos, na Lua Cheia, quando a Lua passa pela projecção da sombra da Terra (estando Sol, Terra e Lua quase perfeitamente alinhados).


Fonte: NASA Eclipse Home Page (de Fred Espenak)

4 Comments:

  • At 24 de janeiro de 2008 às 12:08, Anonymous Anónimo said…

    Gostaria, se fosse possivel, que me escarecessem uma duvida...
    Como poderá existir um eclipse total da Lua, no dia 21 de Fevereiro, se a Lua se encontra na fase de Lua Nova? Os eclipses da Lua não ocorrem apenas na fase de Lua Cheia? Obrigada

    Ana, Portalegre

     
  • At 24 de janeiro de 2008 às 12:54, Anonymous Anónimo said…

    consultando o calendario pode ver se que a lua cheia e de facto dia 21

     
  • At 24 de janeiro de 2008 às 12:57, Anonymous eu said…

    ontem (23 janeiro) foi lua cheia,como seria possivel daqui a 15 dias+- ja ser outra lua cheia?
    a senhora ana poderia constatar facilmente que se tratou de um lapso de quem escreveu o artigo

    Cumprimentos

     
  • At 24 de janeiro de 2008 às 13:50, Anonymous Anónimo said…

    Ok, obrigada pelo esclarecimento!
    Cumprimentos,

    Ana

     

Enviar um comentário

<< Home