GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

terça-feira, setembro 11, 2007

Árvores de Interesse Público - Monumentos Vivos

Árvores de Interesse Público - Monumentos Vivos
2007-01-30 09:23:59Imagem relacionada com o assunto tratado

O que são árvores de interesse público?



São árvores que pelo seu porte, desenho, idade e raridade se distinguem dos outros exemplares. Também os motivos históricos ou culturais são factores a ter em conta.


Classificar é proteger.



Que condicionalismos e vantagens advêm da classificação?



A classificação de "interesse público" atribui ao arvoredo um estatuto similar ao do património construído classificado. Desta forma, as árvores e os maciços arbóreos classificados de interesse público constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico, em grande medida desconhecida da população portuguesa.


Dragoeiro - Quinta do Jardim, Oeiras


Uma árvore classificada de “interesse público” beneficia de uma zona de protecção de 50 metros de raio a contar da sua base.




Castanheiro, Vilar dos Ossos, Vinhais



Alameda dos Freixos, E.N. 246-1, Marvão


Toda a árvore de interesse público não poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, sendo todos os trabalhos efectuados sob sua orientação técnica.


Pineiro manso, Areias de S. João, Estoril


Pelo Decreto-Lei nº 28468 de 15/02/38, a Direcção-Geral dos Recursos Florestais classifica árvores que merecem a designação de “Interesse Público” com publicação na página da internet desta Direcção-Geral.



Sobreiro, Chaparral do Mendonça, Águas de Moura


Se conhece algum exemplar ou algum conjunto de árvores que julgue digno de serem preservados, dirija-se-nos, indicando a sua localização e, se possível, enviando fotografias.


Evite a destruição de algo insubstituível!


Esteja a tento!


Colabore!




Direcção-Geral dos Recursos Florestais


Divisão de Protecção e Conservação Florestal


Avenida João Crisóstomo, 28


1069-040 LISBOA


Telef: 21 312 48 00


E-mail info@dgrf.min-agricultura.pt



Informação retirada do site da Direcção-Geral dos Recursos Florestais - ver in situ.