GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sexta-feira, novembro 30, 2007

Sismo nas Caraíbas

Publica-se a seguinte notícia do jornal Público, com a advertência de os jornalistas continuam a não perceber muito bem estes fenómenos - repare-se que usam o termo epicentro correctamente mas quando falam da profundidade onde ocorreu o sismo não referem o hipocentro...


Pelo menos dois edifícios ruíram

Caraíbas: sismo de magnitude 7,3 ao largo da ilha de Martinica
29.11.2007 - 20h48

Um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter foi registado esta noite ao largo de Martinica e sentido em Guadalupe, duas ilhas das Caraíbas, provocando pelo menos o aluimento de dois edifícios, segundo informações avançadas pela polícia local.

“De momento, há um imóvel e um banco que ruíram. Não sabemos se existem vítimas”, acrescentou a mesma fonte. Os dois edifícios danificados estão situados em Fort-de-France.

Por sua vez, o município de Guadalupe, citado pela agência AFP, indicou que "as primeiras informações recolhidas no terreno não dão conta de nenhuma vítima e de nenhum dano".

A protecção civil de Paris indicou, por sua vez, que o epicentro do sismo está situado a “15 quilómetros de Martinica”.

O sismo foi registado às 15h00 locais (19h00 em Lisboa), a uma profundidade de cerca de 143 quilómetros, de acordo com o Centro de Vigilância Sismológica dos EUA (USGS).

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home