GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

segunda-feira, maio 12, 2008

História da Engenharia Geográfica em Portugal

Na próxima quarta-feira, dia 14 de Maio, pelas 16h00, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e a Ordem dos Engenheiros apresentam a palestra "História da Engenharia Geográfica em Portugal", pelo Comandante António Costa Canas, da Escola Naval.

A entrada é gratuita.


Sinopse

A engenharia em Portugal, tal como noutros países, nasceu no seio da instituição militar. Os conhecimentos técnicos das diferentes áreas da engenharia foram sendo desenvolvidos para fazer face a necessidades específicas dos militares. Ao longo do século XIX, assiste-se a uma tentativa de separação da engenharia militar das engenharias «civis» (no sentido de engenharias não militares, e não no sentido restrito que hoje esta tem). A história da engenharia geográfica é um bom exemplo deste processo, que culmina com a proposta de um militar, e um dos mais notáveis «engenheiros geógrafos» portugueses, Gago Coutinho, para a criação de um curso de engenharia geográfica completamente civil.

Esta palestra marca o início de um ciclo de actividades que o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra desenvolverá em colaboração com a Ordem dos Engenheiros.

Contactos:

Museu da Ciência
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
3000-272 Coimbra

Telefone : 239 854 350
Fax: 239 854 359

www.museudaciencia.pt
geral@museudaciencia.pt