GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sexta-feira, maio 30, 2008

Sismo na Islândia

Epicentro foi localizado a 50 quilómetros da capital
Islândia: pelo menos 28 feridos e danos ligeiros após sismo de magnitude 6,2
30.05.2008 - 09h11 Agências

Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter abalou o sul da Islândia, informaram hoje os serviços geológicos norte-americanos.

O abalo danificou estradas e edifícios da ilha, causou ferimentos ligeiros a 28 pessoas e provocou o derrube de vivendas na pequena localidade de Selfoss, sudeste de Reiquejavique, informou o canal de televisão RUV.

O epicentro do sismo foi localizado precisamente em Selfoss, a cerca de 50 quilómetros da capital, a uma profundidade de dez quilómetros, de acordo com os serviços norte-americanos. O terramoto, ocorrido ontem à tarde, também se fez sentir na capital e em diversos pontos do país. Habitantes na capital sentiram os prédios a oscilar com o sismo e a estrada entre Reiquejavique e Selfoss foi encerrada devido aos danos causados pelo terramoto

A ilha vulcânica da Islândia, com uma população de 300 mil habitantes, localiza-se na dorsal mesoatlântica, uma zona de grande actividade sísmica.