GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

terça-feira, junho 17, 2008

Inauguração da Cueva del Viento


Inauguraram esta manhã, o tramo turístico de 180 metros de desenvolvimento horizontal, no tubo de lava mais extenso de toda a União Europeia.


Inauguração do centro de visitantes da Cueva del Viento, Icod de los Vinos, Tenerife, Canary Islands



Painel explicativo do centro de visitantes da Cueva del Viento.

Esta importante cavidade vulcânica, do tipo tubo de lava labiríntico, foi formada por fenómenos clássicos de escoamento de lavas fluídas e por fenómenos associados ao "insuflamento" de escoadas de lava do tipo pahoehoe. Com um desenvolvimento horizontal superior a 17.000 metros, é actualmente, o 4º maior tubo de lava do mundo e o maior de toda a macarronésia. A cavidade desenvolve-se em 3 níveis, galerias superficiais, rede intermédia e galeria dos Ingleses, a parte mais profunda e mais antiga da gruta, cujo acesso se processa por um poço originado pela fusão do tecto da galeria.
Esta rede de galerias subterrâneas, também designado por sistema vulcanoespeleológico Viento-Sobrado, tem actualmente conhecidas, 5 entradas distintas: Piquetes, Belén, Breveritas, Sobrado superior e Sima del Sobrado.

Topografia do sistema Viento-Sobrado.


No seu interior podemos encontrar um dos mais espectaculares ecossistemas subterrâneos das Ilhas Canárias, dos quais se destacam inúmeras espécies hipógeas endémicas e duas espécies de baratas troglóbias do género Loboptera.


Loboptera subterranea



Esta cavidade formou-se em lavas recentes, provenientes de erupções do vulcão Pico Viejo, que se encontra na face oeste do conhecido estratovulcão Teide, que com 3.716 metros de altitude é também a montanha mais elevada de Espanha.

A parte aberta ao público situa-se entre a entrada de Sobrado superior e a Sima del Sobrado e a visita é efectuada sem recurso a instalações luminosas fixas. O visitante tem a oportunidade de pisar as famosas lavas do tipo 'aa' e de caminhar com um capacete com iluminação eléctrica como um verdadeiro espeleólogo.

Para mais informações contacte: http://www.cuevadelviento.net/