GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

terça-feira, setembro 30, 2008

Actividade na Mina de Sal Gema de Loulé em Agosto

No passado dia 26 de Agosto fui com um pequeno grupo (éramos só 16 pessoas...) à Mina de Sal Gema de Campina de Cima, em Loulé, numa actividade por nós aqui descrita e sugerida num post anterior.

A coisa começou por uma concentração na Quarteira para um fabuloso almoço no Restaurante Jorge do Peixe. Como sempre os GPS's entraram em conflito ainda antes de almoço, a malta esqueceu-se do relógio e o resultado foi um pequeno atraso na chegada à Mina (a que chegámos porque eu imprimi o percurso - viva o passado...). Lá, depois de comprarmos os bilhetes, tivemos direito a capacete (sem frontal...) e uma daquelas coisas que a malta da ASAE insiste que os cozinheiros usem (uma espécie de barrete translúcido que pouco utilidade tinha para além da demonstrada nas fotografias seguintes...). Depois, lá descemos pela gaiola a que chamam elevador os 230 metros até à mina, onde vimos uma exposição (visitada em data precedente por Caterine Deneuve, a legítima, com direito a Televisão e Ministro e tudo...) que precisava de legendas e explicador (confesso que houve umas peças de que gostei e outras que julguei entender...). A malta que nos guiou também não fez grande serviço (a bem dizer andámos à vontade...) embora insistisse que não era possível trazer amostras - o que desgostou imenso alguns dos participantes, com excepção da minha esposa que trouxe, não sei porquê, a mochila mais pesada...

Para quem conhecia a mina e fez nela uma Geologia no Verão, a actividade foi uma desilusão (faltou o melhor - a explicação, a laboração da mina, as amostras, a boa vontade...). Para os restantes penso que foi excelente, até porque as crianças puderam ir...

A coisa terminou novamente na Quarteira, em prova de caracóis e outros gastrópodes, regados a cerveja e afins, a contento de todos - e para o ano há mais...!

Fotos? Um dia destes talvez me apeteça publicar aqui umas, bem castiças, da actividade...