Mais informações sobre a actividade de 20 de Setembro
Na sequência do post anterior, aqui ficam mais algumas informações para aguçar o apetite dos interessados (e já há 9 inscritos...):
1. Trilho Bezerra - Corredoura
É um dos mais bonitos trilhos marcados do PNSAC. Começa na antiga mina de carvão da Bezerra e aproveita a antiga linha de caminho de ferro (já sem carris...) em parte do percurso, passado por uma pedreira, o carvalhal de Figueiredo e por dois pequenos túneis. Iremos deixar alguns carros na Corredoura (a povoação logo acima de Porto de Mós) e os restantes irão até à Bezerra. Depois, no regresso, os condutores vão buscar os carros enquanto que os restantes esperam num café na Corredoura.
Os aspectos interessantes deste local passam pelas escombreiras da mina de carvão, pela paisagem cársica, pela vista de diversas falhas, pela observação da estrutura de recolha de água e cisterna colectiva de Serro Ventoso, pela possibilidade de comer fruta no caminho (figos e medronhos), pela observação de fauna, flora e geologia e pela passagem nos túneis.
2. Fórnea
Iremos ver a Fórnea, desta vez de cima, indo até ao topo (junto a Chão das Pias). É uma paisagem interessantíssima, podendo ver-se aspectos geomorfológicos (depressões cársicas, pias e lapiás) e biológicos (vegetação e avifauna).
3. Algar do Pena
No meio das pedreiras de pedra de calçada da parte sul do Planalto de Santo António surge o Algar do Pena, a única gruta dentro do PNSAC por ele gerida e com a maior sala de gruta em Portugal (sim, é a tal em que cabiam o Centro Comercial das Amoreiras...).
4. Disjunção prismática de Portela de Teira
Dentro de um grande filão basáltico que está a norte de Alcobertas e Rio Maior, uma pedreira que mostra um aspecto dos mais interessantes do PNSAC - uma paisagem vulcânica em pleno carso...!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home