GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sexta-feira, janeiro 01, 2010

7 Maravilhas Naturais Portuguesas

7 maravilhas naturais portuguesas

Candidaturas para “7 Maravilhas Naturais de Portugal” até 4 de Janeiro de 2010

A New 7 Wonders Portugal está a desenvolver um levantamento exaustivo dos locais naturais a considerar para o processo de votação, uma lista longa de cerca de 800 locais que serão conhecidos no início de 2010. Devido ao elevado nível de candidaturas e ao interesse demonstrado pela maioria das autarquias do país, a organização decidiu alargar o prazo de candidaturas até 4 de Janeiro de 2010.

Para candidatar um ou mais locais, as autarquias apenas têm que enviar um formulário com o nome do local, categoria em que se insere, organismo responsável pela candidatura, contactos e uma breve descrição do local nomeado.

“Este é um projecto que requer o envolvimento das autarquias na divulgação e promoção do seu património natural. O reconhecimento e impacto turístico-económico deste tipo de iniciativas não estão a deixar nenhum organismo indiferente!”, afirma Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal.

Após terminado o levantamento exaustivo do património natural a considerar, a organização vai criar um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, para chegar a uma short list de 77 locais naturais préfinalistas.

Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, as quais serão apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010.

Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal assegura a representatividade geográfica do país.

A votação, auditada pela PricewaterhouseCoopers, termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal” serão conhecidas no mesmo mês.


Fonte:



NOTA: parece-me que este fenómeno das maravilhas deve dar bastante lucro - cada candidatura paga 100 euros (mais IVA...), o processo de eleição é com chamadas pagas e os patrocinadores são generosos. Pena é que na lista faltem imensos Geomonumentos e Geo-Sítios e outros locais de interesse geológico - mas, a cem euros a peça e não havendo geólogos ou a mínima informação nas Câmaras Municipais sobre Geologia, o que era de esperar?!?

ADENDA: Leiria candidatou 3 praias - Praia do Pedrogão, do Fausto e da (SIC) Lugar das Pedras - e ainda o Rio Lis... Então e o Lapedo, a Mina da Guimarota ou a Nascente do Lis...?!?