GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

segunda-feira, março 01, 2010

Ilustração Paleontológica - Workshop

Post em estereofonia com o Blog Geopedrados:


Workshop de Ilustração Paleontológica
Formadora: Guida Casella

A Paleontologia é uma das ciências que mais uso faz da visão e do desenho, que ainda hoje não é substituível pela fotografia, vídeo ou digitalização 3D. A escavação paleontológica é um processo de destruição por natureza. Os vestígios são exumados da sua cápsula temporal e levados para laboratório para serem estudados segundo critérios científicos.

Neste processo o papel do desenhador é crucial. Ele faz o registo georreferenciado dos elementos no seu contexto paleontológico através de desenhos de fósseis, de modo a se poder analisar posteriormente a realidade dos achados.

Em laboratório, os artefactos são isolados, catalogados, tratados para conservação, e finalmente analisados à luz do desenho e do especialista.

Quando desenhados tecnicamente são traduzidos numa linguagem que aspira ao Universal, de modo a facilitar a sua comunicação na esfera cientifica. O trabalho do Ilustrador de Paleontologia envolve a gestão de informação georreferenciada recolhida em ambiente de escavação, a produção de Ilustração Cientifica dos Achados segundo convenções internacionais e a preparação de imagens de para publicações de índole educativo e museográfico.

17 e 18 de Abril, entre as 09.00 e as 18.00 horas
Biblioteca da ALT-Sociedade de História Natural

115€ (sócios) / 130 € (não sócios)

6 a 15 participantes


Mais informações:


Associação Leonel Trindade
SOCIEDADE DE HISTÓRIA NATURAL

Apartado 25 2564-909 Torres Vedras Portugal
Sede e Biblioteca: Rua Cavaleiros da Espora Dourada, 27A 2560 Torres Vedras

Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia
Polígono Industrial do Alto do Ameal 2565-641 Ramalhal

http://alt-shn.blogspot.com
www.alt-shn.org
educacao@alt-shn.org