GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

domingo, novembro 20, 2011

O astrónomo de Sitter morreu há 77 anos

Willem de Sitter estudou Matemática na Universidade de Groningen e depois integrou o laboratório de Astronomia de Groningen. Trabalhou no observatório do Cabo na África do Sul (1897-1899), e em 1908 foi nomeado para cadeira de Astronomia da Universidade de Leiden. Foi diretor do Observatório de Leiden de 1919 até sua morte.
De Sitter contribuiu a melhorar a compreensão da Cosmologia. Uma de suas obras importantes é a co-redação de um artigo com Albert Einstein, em 1932, no qual eles lançam a conjectura de que deveria haver no Universo uma grande quantidade de matéria que não emitia luz, designada como matéria negra.
De Sitter ficou também célebre por seus trabalhos sobre o planeta Júpiter.