GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sexta-feira, setembro 15, 2006

À caça do Ouro...

No próximo sabado, dia 16.09.2006, decorre uma actividade da Associação de Estudos do Alto Tejo intitulada Há ouro na foz!, com realização, na Foz do Cobrão, de uma actividade de prospecção de ouro nas margens do rio Ocreza. Para quem quiser tentar garimpar o vil metal é uma actividade irresísivel...

Programa

8h30m - Recepção aos participantes (Adro da Igreja)

8h50m - Briefing sobre as actividades programadas para o dia.

9H00m – Início do percurso pedestre “O voo do Grifo”, que une as duas margens do Rio Ocreza, com passagem no Miradouro das Portas, nas Portas de Almourão e na Rota “Segredos do Vale do Almourão”.

12H00 – Almoço ao ar livre com prova de produtos regionais.

14h00m - Inauguração da exposição fotográfica “Paisagens Geológicas de Almourão”, do fotógrafo Pedro Martins.

Apresentação do GEOPARK Naturtejo da Meseta Meridional.

Atelier experimental “Formação dos minerais constituintes das rochas”, no Centro de Interpretação da Aldeia de Xisto da Foz do Cobrão.

15h30m – Visita à Aldeia de Xisto de Foz do Cobrão explorando a sua História, cultura local e o programa de reabilitação e animação das Aldeias de Xisto.

16h30m – Encontro com os garimpeiros junto do Ocreza (workshop prático, “Apanhe a sua pepita”, sobre técnicas de prospecção de ouro, manipulação das ferramentas de trabalho e vivências em torno do minério).

19H30 – Churrascada mineira de convívio junto do local de prospecção, com a pesagem e sorteio das palhetas de ouro encontradas por cada grupo.


Organização da Associação de Estudos do Alto Tejo, GAFOZ, GEOPARQUE Naturtejo

Inscrição pelos seguintes contactos:

altotejovvr@mail.telepac.pt

Tel. 272 541 122