GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Biologia no Verão - Conchas na Praia

No passado dia 29 de Agosto participei, pela primeira vez, numa actividade da Biologia no Verão 2007 da Ciência Viva.

Esta intitulava-se Conchas na Praia e era organizada pelo Instituto Português de Malacologia. Na descrição da actividade era referido que se tratava de um: "Passeio guiado por um biólogo, ao longo das zonas rochosas a descoberto em dias de maré baixa para identificação e descrição dos moluscos encontrados." Mas de facto tratou-se de muito mais e a bióloga que nos acompanhou (Rita Coelho) mostrou-nos muitos outros seres vivos: equinodermes (ouriço e pepino do mar), peixes nas poças de água, algas, crustáceos, aspectos da ecologia marinha, anémonas, isto para além da folha de apoio (excelente), dos moluscos observados (e tocados...!), da explicação da sua sistemática (é engraçado que as aulas de Invertebrados, cadeira que tive no primeiro ano do curso, ainda permitem dizer umas coisas engraçadas...) e da simpatia da nossa guia. Adorámos todos (em particular as crianças e a minha mana velha) e para o ano repetimos, se nos deixarem...

Algumas fotos da actividade, com as legendas possíveis:

Lesma do mar tentando nadar numa poça de água

Caranguejo-eremita à espreita

Pepino do mar libertando águas

Pequeno quíton agarrado a concha (a falta que faz não usar a função macro...)

Ouriço do mar de cu (e boca) p'ró ar

Ovos de choco

1 Comments:

  • At 7 de setembro de 2007 às 19:22, Blogger jonas said…

    Foi mesmo muito boa esta visita. A nossa guia foi muito didáctica sem ser aborrecida e deixou saudades. Para o ano, gostaria de voltar. Fantástica a vida que se esconde mesmo aos nossos pés, numa simples poça de água!
    Vivam os "inventores" da Ciência Viva e a minha querida cunhada Lai que me inscreveu nesta visita.
    Maria João

     

Enviar um comentário

<< Home