GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sexta-feira, setembro 14, 2007

Mina da Guimarota - notícia Região de Leiria - IV

Vereador promete “grande novidade” lá para Outubro


Não há um museu da ciência em Leiria, mas está a ganhar balanço. E em Outubro, a somar às descobertas da Mina da Guimarota e do Menino do Lapedo, há “uma grande novidade, de importância mundial”, que vai ser anunciada aquando da abertura do Centro de Interpretação do Vale do Lapedo. Palavra de vereador.
Será uma espécie de “terceiro segredo”, não religioso, mas científico, para já bem guardado pelo responsável pela pasta da Cultura da Câmara de Leiria. Ainda sem data, Vítor Lourenço, contudo, sublinha que tudo caberá no futuro projecto museológico de Santo Agostinho dedicado à arqueologia e à história natural, à presença humana no território e à evolução das espécies. Tudo previsto num plano estratégico que pretende destacar inequivocamente a mais-valia que Leiria tem para oferecer ao mundo, ou seja, do Menino do Lapedo para trás. E é isso que deverá constituir o núcleo central do museu.
“Tudo o que temos de romano e medieval para a frente não é diferente do que existe no país, mas a diferença e a mais-valia pode ser encontrada para trás do Lapedo”, defende o vereador.