Pegadas de dinossáurios de Portugal
Lançamento do livro 'Pegadas de Dinossáurios em Portugal', da paleontóloga Vanda Santos, dia 20 de Junho, às 10h00, no Cine-Teatro Municipal de Ourém.
A obra constitui a adaptação da tese de doutoramento da autora. É um livro sobre o registo de pegadas de dinossáurio em Portugal, com ilustrações de Mário Estevens, onde é abordado o seu valor científico e patrimonial. Para além de todas as jazidas portuguesas, individualizadas, é feita introdução sobre os diversos tipos de dinossáurios e os processos geológicos que proporcionaram a sua fossilização.
"Em Portugal existem pegadas e pistas de dinossáurios em zonas litorais e em antigas pedreiras. O estudo destes icnofósseis permite conhecer a anatomia dos pés e das mãos dos dinossáuriosque os produziram, o seu modo de locomoção, o seu comportamento individual e social, os ambientes que frequentaram, entre outros aspectos. As jazidas com pegadas de dinossáuriossão, assim, uma importante fonte de informação sobre estegrupo de animais já extintos há 65 milhões de anos e constituem, igualmente, locais privilegiados para o ensino de temasrelacionados com a Geologia e a Paleontologia. O presente trabalho pretende divulgar o conhecimento científicoadquirido com o estudo destas jazidas, realçando o seuvalor científico, cultural, pedagógico e patrimonial, e contribuirpara a sua preservação."
A Doutora Vanda Santos - junto às pegadas de dinossáurios da Pedreira do Galinha, durante as I Jornadas Científicas de Espeleologia
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home