GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Sismo no Alentejo

Houve hoje (22.12.2008) um sismo sentido por algumas pessoas no Alentejo. O jornal Correio da Manhã publicou na sua versão on-line a seguinte notícia:
De 2,6 graus na escala de Richter
Sismo sentido no Alentejo

Um sismo com uma magnitude de 2,6 na escala de Richter foi registado esta segunda-feira, pelas 11h48 com epicentro a cerca de 10 quilómetros a noroeste de Portel, de acordo com o comunicado do Instituto de Meteorologia (IM). Não houve danos materiais nem pessoais.

“Chegou-nos a informação, por via electrónica, através dos formulários disponíveis na página da Internet do IM, de pessoas que estavam na zona e o sentiram”, referiu fonte do Instituto de Meteorologia que adiantou que algumas pessoas descreveram “efeitos muito ligeiros” do abalo sísmico, designadamente “um leve estremecimento” na “zona de S. Manços e arredores”.


A corporação dos bombeiros de Portel e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora afirmam não terem recebido qualquer chamada telefónica dos habitantes relacionada com o sismo.

O IM está a acompanhar a situação e emitirá comunicados sempre que se justifique.

Quanto ao Instituto de Meteorologia, ele dá os seguintes dados para o sismo:
  • DATA: 2008-12-22
  • HORAS: 11:48
  • LATITUDE: 38,39
  • LONGITUDE:-7,74
  • PROFUNDIDADE (KM): 5
  • MAGNITUDE (RICHTER): 2,6
  • REFERÊNCIA: NW Portel
  • GRAU (MERCALLI): III
  • EPICENTRO: São Mancos

A título de curiosidade, note-se o mapa de Portugal com um sismo sentido pelas populações continentais e com um grande silêncio sísmico nos Açores (há muito mais de um mês que não um sismo a sério ou coisa parecida...). Já o IGN espanhol dá para este sismo o valor de magnitude de 2,7 e apresenta o seguinte mapa: