GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

terça-feira, março 02, 2010

Actividade com alunos de 1º Ciclo da Várzea - Leiria

Como já faço desde há três anos, fui, na passada terça-feira, dia 23.02.2010, à Escola de 1º Ciclo da Várzea (que se situa na freguesia leiriense do Arrabal e faz parte do meu Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus) para realizar uma actividade sobre Geologia com os alunos dos quatro anos. Deu para mostrar o material de campo de geólogo, fazer várias apresentações em ecrã gigante sobre Geologia, mas, o mais importante (a saída de campo) não deu para fazer, pois com a chuva que caía era impossível sair...

Assim fiquei de voltar e acabei por mostrar mais umas apresentações sobre Astronomia (e umas brincadeiras, em html, sobre peso e idade noutros planetas) e ver um magnífico trabalho dos alunos (um puzzle gigante) sobre o Sistema Solar...!

Aqui ficam algumas imagens da actividade:












Nota: acho importante que haja este tipo de actividades e que os Agrupamentos de Escolas funcionem efectivamente - os meus agradecimentos aos colegas da Escola da Várzea, em particular ao Luís Mourão, por me proporcionarem estes momentos tão proveitosos (sim, que este ano ainda terão de me aturar mais duas vezes...).