GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Feira de Minerais de Lisboa - 8 a 12 de Dezembro

XXIV Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis


O Museu Nacional de História Natural organiza, entre 8 e 12 de Dezembro de 2010, a XXIV Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis.



Esta Feira acontece desde 1988 e conta com uma série de actividade paralelas de divulgação da ciência. Este ano o tema da feira é “Coleccionismo e Património”, como conta António Barriga, director do Museu:
“Boa parte do património geológico natural é demasiado frágil para ser conservado in-situ (minerais e muitos fósseis). O lugar das peças mais notáveis é nos museus, onde possam ser apreciadas por todos. Peças menos excepcionais são muito procuradas por coleccionadores privados, cujo apreço conduz à sua recolha, por exemplo em minas e pedreiras. Sem o interesse dos coleccionadores, estes exemplares acabariam destruídos pelos processos industriais.
Por outro lado, é sabido que alguns coleccionadores e comerciantes menos escrupulosos e/ou cuidadosos produzem depredações inaceitáveis em afloramentos públicos e privados, com destruição de boa parte do património.
Onde está a virtude? Como conseguir coleccionismo e preservação do património? Eis o tema da Feira deste ano”
(Fernando Barriga – Director do Museu)
A Feira abre dia 8, quarta feira às 15.00 horas e está aberta todos os dias até às 20.00 horas. A entrada é grátis.

Mais informações no site do MNHN:

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home