GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Hoje é dia de olhar para o céu

(imagem daqui)

Geminídeas atingem o pico de actividade
Hoje é a madrugada do ano com a maior chuva de estrelas

O céu desta madrugada oferece o maior espectáculo anual de meteoros. A chuva de meteoros Geminídeas está na sua actividade máxima e podem ser observadas especialmente na região da constelação Gémeos. A melhor altura para aproveitar o espectáculo é durante as horas antes do amanhecer.

A Geminídeas é a chuva de meteoros com a maior actividade anual. Ao contrário dos outros fenómenos semelhantes que ocorrem anualmente, como as Perseidas em Agosto, estas estrelas cadentes não são derivadas da passagem de um cometa perto do Sol, mas devido à fragmentação do objecto rochoso 3200 Phaethon.

O fenómeno tem vindo a ganhar intensidade nas últimas décadas. Ontem, segundo o El Mundo, a frequência foi de 120 estrelas cadentes por hora.

O Spacedex, um site sobre espaço, diz que a melhor hora para olhar para o céu em Portugal é entre a meia-noite e as 04.30. Segundo o site, a Lua – que está em meio queijo – não vai ser um problema para apreciar os meteoros, porque põe-se horas antes do amanhecer.


Uma vantagem da Geminídeas é a forma como os meteoros caem. A velocidade de cada estrela cadente é mais lenta do que o normal, o que permite seguir o risco feito, que pode durar até cinco segundos.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home