GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

quarta-feira, outubro 14, 2009

Mais dois sismos no território continental de Portugal


Ocorreu, em 10 de Outubro de 2009 (sábado) pelas 10.07 horas (09.07 UTC), no Cadaval, um sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter e intensidade III na Escala de Mercalli. O seu hipocentro situou-se a 6 quilómetros de profundidade, segundo o Instituto de Meteorologia (IM) português.

Já ontem, dia 13 de Outubro de 2009 (terça-feira) pelas 21.17 horas (22.17 UTC), ocorreu no Alentejo um novo sismo, de magnitude 2,4 na escala de Richter e intensidade II na Escala de Mercalli (epicentro próximo da Vila de Redondo, segundo o IM) . O seu hipocentro situou-se a 17 quilómetros de profundidade e o Público, na sua versão on-line, colocou a seguinte notícia:

Ontem à noite
Sismo de fraca intensidade em Arraiolos, Mora e Redondo
14.10.2009 - 08h16 Lusa

Um sismo de magnitude 2.5 na escala de Richter foi sentido ontem à noite na região de Arraiolos, Mora e Redondo, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

O sismo foi registado nas estações da rede sísmica de Portugal continental às 22:17 de terça-feira, e o epicentro foi localizado a 16 quilómetros a Este de Arraiolos.

De acordo com informação do IM, não há conhecimento de danos pessoais ou materiais.

O sismo teve uma intensidade II na escala de Mercalli modificada. A escala de Richter mede a magnitude do sismo, enquanto a de Mercalli classifica a intensidade a partir dos seus efeitos em pessoas e estruturas na superfície da Terra.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home