Neve em Leiria - Fotos


      Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.


      
Um dinossauro saurópode, foi descoberto pelo mais novo voluntário do Museu da Lourinhã, Alexandre Silva, um jovem, com apenas 10 anos na Galeana, apenas a 2 km da Lourinhã. O seu entusiasmo e interesse pelos dinossauros levaram-no a colaborar com o museu e, depois disso, a fazer o achado da sua vida.
Mais uma vez, através do Centro de Formação de Leiria, o meu marido (Fernando Martins) vai disponibilizar uma Acção de Formação destinada a docentes de Biologia e Geologia (e, desta vez, também para Físico-Química e, de outros grupos, para quem goste de olhar o Céu...). A acção intitula-se Introdução ao Ensino Experimental de Astronomia nos Ensinos Básico e Secundário e irá decorrer, em Leiria, entre Março e Dezembro de 2006, em 35 horas.





      
 O Museu da Lourinhã vai promover duas palestras hoje, dia 7 de Fevereiro (3ª às18.30 horas) sobre dinossáurios espanhóis:
No próximo dia 07.02.2006 (3ª)  iremos realizar a XXXI Astrofesta das Escolas de Leiria, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Cruz da Areia) em Leiria.
Esquecemo-nos muitas vezes que a nossa vida é curta e a nossa escala para medir a natureza é diminuta. Os homens medem aspectos da meteorologia há pouco mais de uma centúria e, quando comparada com dados obtidos do gelo dos pólos, sedimentos ou dos anéis anuais das árvores, a nossa visão do Clima na Terra é muito restrito - basta pensar que há três séculos atrás houve uma pequena idade do gelo, com Invernos rigorosissímos, que uma simples erupção de um vulcão pode provocar vários Verões com neve (ou a ausência aparente de Verão...). Não temos ainda dados suficientes sobre o funcionamento do nosso Sol, os seus ciclos e como estes interferem no clima terrestre, embora
