Divulgação científica - o contributo de uma minha ex-aluna da Universidade de Aveiro (UA)
NOTA: já tinhamos aqui falado desta experiência da Vera - ler AQUI.
Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.
À semelhança de anos anteriores, a EAGE (European Association of Geoscientists and Engineers) patrocina uma conferência no Departamento de Ciências da Terra, desta vez subordinada ao tema “Armazenamento de CO2 em estruturas geológicas profundas”. A conferência terá lugar no próximo dia 22 de Fevereiro, 3ª-feira, no Anfiteatro A1, das 14.00 às 17.30 horas, no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e será apresentada pela Doutora Federica Donda, investigadora do “Geophysics of the Lithosphere Department-Instituto Nazionale di Oceanografia e di Geofisica Sperimentale (OGS)”, Trieste, Itália.A participação na conferência é gratuita mas deverão inscrever-se através do seguinte site:
Anexos:
Recebido por e-mail dos Amigos de Conimbriga, com pedido de divulgação:
No próximo dia 24 de Fevereiro de 2011, 5ª feira, irá ter lugar no Museu Monográfico de Conimbriga a seguinte programação cultural:
18.00 horas – “À conversa com… Teresa Vendeiro e Anabela Marto”
Teresa Vendeiro, uma das mais recentes contratações para o Quadro de Pessoal do Museu Monográfico de Conimbriga, irá contar o seu extraordinário exemplo de vida. Sofre de paralisia cerebral, com uma incapacidade motora de 85%, é licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Campeã Paralímpica na modalidade de Boccia nos Jogos Paralímpicos de Seul (1988).
Anabela Marto é Professora do Ensino Especial na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e irá falar do Boccia enquanto modalidade olímpica e da sua tradição greco-romana.
20.30 horas – “De Apicius a Columella” – Reinterpretação da Gastronomia Clássica
Dando continuidade aos jantares temáticos apresentados pelo Restaurante do Museu Monográfico de Conimbriga, os Chefes António Lagoa e Sónia Neves sugerem a seguinte ementa – ver também a informação no final deste post:
Aveludado de lavistico e mini-almôndegas de vitela
Salada agridoce de pão de espelta e “pancetta”. Rebentos em vinagrete
Frango à moda de Frontão, tâmaras recheadas e camarões marinados
Patina de pêra
Editorial
A SPECO lança hoje o primeiro número da revista Ecologi@.
Trata-se de uma revista on line que visa criar um novo espaço dedicado a assuntos e temas relativos à Ecologia, que desejamos venha a ser especialmente acarinhado pela comunidade lusófona.
É uma revista que preencherá, simultaneamente, propósitos de divulgação e comunicação de ciência, publicando artigos científicos e sumários de teses e projectos, sem deixar de valorizar o contacto com a sociedade, através da publicação de artigos de opinião e de divulgação científica.
Comunicar e divulgar a ciência ecológica é um dever da SPECO e dos seus membros: só com uma informação que combine rigor e compreensão do público conseguiremos sensibilizar e mobilizar os cidadãos para as actuais ameaças sobre os ecossistemas, garantindo a sustentabilidade dos seus serviços e a própria sobrevivência do Planeta.
O tema deste número é, naturalmente, a Biodiversidade, por se tratar de um tema central em Ecologia e porque a SPECO em 2010 se associou às comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade. Esperamos que a filosofia da revista que agora lançamos e os diferentes tipos de artigos que publicamos representem motivação suficiente para suscitar a colaboração dos ecólogos e que represente um contributo efectivo para levar a Ecologia mais longe.
Contamos com a participação de todos, associados ou não da SPECO, cientistas e técnicos a trabalhar em Ecologia, incluindo a ampla comunidade lusófona em todo o Mundo, e em especial do Brasil e dos PALOP. Todos os contributos são bem vindos !